O Graduate Program da Júnior Achievement Portugal na U.Porto

Está aberto (até 9/Out/2009) o período de Pré-Inscrições no Graduate Program.


Queres aprender a lançar um negócio em conjunto
com outros colegas da tua Faculdade ou de outras Faculdades?


JUNTA-TE A NÓS, ao longo deste ano lectivo,
no desenvolvimento deste projecto extracurricular!



Porquê este Programa?
Segundo o estudo da Comissão Europeia Entrepreneurship in higher education, especially in non-business studies, os métodos tradicionais de ensino não fomentam o espírito empreendedor nos jovens estudantes, sendo que é fundamental desenvolvê-lo para os preparar para o mundo empresarial e também para os sensibilizar para o emprego por conta própria como opção de carreira. A ligação ao mundo empresarial, através de tutores voluntários do nosso tecido empresarial, é uma grande mais-valia e necessidade, já apontada no estudo que a Associação Aprender a Empreender realizou, neste ano piloto, em que o Programa decorreu no IST e no ISEG, com um total de 28 estudantes. Este tipo de programas pode abrir portas aos estudantes, que acabam por estabelecer contactos com outras pessoas do mundo empresarial, às quais dificilmente chegariam, sem a ajuda dos tutores voluntários. Ou seja, os estudantes começam a fazer networking.

Como Funciona?
O Graduate Program, apoiado e orientado por Professores da U. Porto e tutores Voluntários do tecido empresarial Português, visa fornecer uma formação empreendedora a estudantes universitários. Através da criação, organização e operacionalização de uma empresa fictícia, mas funcionando como se fosse real, os estudantes aprenderão sobre a estrutura do sistema empresarial e os seus benefícios. Todos os estudantes do Graduate Program terão a oportunidade de desenvolver aptidões relacionadas com a comunicação, tomada de decisão, negociação, organização e gestão de tempo. Simultaneamente, poderão desenvolver e realçar aptidões pessoais. O Programa é implementado, a custo zero:
  1. numa cadeira de curso da Universidade. Os estudantes, de forma voluntária, decidem participar na mesma, criando um grupo de trabalho e uma ideia de negócio (à espera de implementação).
  2. em equipas de estudantes de uma unidade orgânica ou em equipas multidisciplinares da U. Porto
No desenvolvimento deste programa, o foco especial é dado à elaboração do Plano de Negócios e da Proposta de Investimento. A questão de fundo que se espera que os estudantes tenham sempre em mente é “será que eu investiria o meu dinheiro nesta empresa?”.

Os Melhores!
Assim que os alunos formam o seu grupo de trabalho é lhes atribuído um tutor do Millenniumbcp – Sponsor exclusivo do Programa. Os estudantes e os respectivos tutores voluntários, que lhes serão atribuídos no início do ano lectivo, trabalharão nos projectos sempre com conhecimento e apoio da Associação Aprender a Empreender e do Professor da U. Porto, seguindo as etapas previstas no programa e tendo em conta a preparação para os eventos Trade Fair, Competição Nacional e Competição Europeia da Junior Achievement, onde os estudantes competirão contra concorrentes de todos os países Europeus em o Graduate Program se encontra implantado.